Projeto Paisagem sonora PUC-SP

A proposta de projeto de paisagem sonora mundial foca o estudo do ambiente acústico de maneira sistemática, levando-se em conta que a paisagem sonora é dinâmica, transformável e, assim sendo, passível de ser aperfeiçoada. Este projeto contemplou o levantamento do ambiente acústico do campus Monte Alegre da PUCSP, de forma a caracterizar a sua paisagem sonora. Como objetivos específicos destacaram-se a exploração das sonoridades presentes no campus; o registro dos sons do ambiente; a tentativa de despertar no aluno a demanda por atenção e colaboração para a constituição da paisagem sonora; e, finalmente, a composição do mapa sonoro. A metodologia segue as bases do Projeto intitulado Paisagem Sonora Mundial, proposto por Murray Schafer.

Durante o segundo semestre de 2018, os alunos da disciplina Elementos da Linguagem Sonora e Musical do curso de Comunicação e Multimeios, junto a seus professores, exploraram os espaços sonoros, realizando um levantamento de sons possíveis, com registros em áudio, vídeos e fotos. Na sequência, os grupos analisaram o material da exploração prévia, discutiram os achados preliminares, realizaram um levantamento sobre as opiniões de 20 representantes da comunidade da PUC-SP e planejaram a segunda etapa de coletas, com registros em áudio, fotografias e medidas de pressão sonora.

REFERÊNCIA: SCHAFER, Murray R. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. 2ª ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.

Este projeto foi financiado pelo Edital PESQUISA APLICADA À DOCÊNCIA – PIPAD 2/2018.

Projeto concebido por: Prof.ª Dr.ª Zuleica Camargo (Depto. de Linguística - FAFICLA; Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição - LIAAC)
Site desenvolvido por: Mateus Pires (Mestre pelo TIDD/PUCSP).

E-mail: zcamargo@pucsp.br / liaac@pucsp.br Telefone: (11)36708333